quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

DÚVIDAS SOBRE OS TERMOS - AQUISIÇÃO OU APRENDIZAGEM DE LÍNGUA.



Aquisição ou aprendizagem de Libras, que termo usar?
Resposta: depende de que língua está sendo ensinada, a primeira ou a segunda.
O termo aquisição de linguagem, geralmente, é usado para o processo de internalização da primeira língua pela criança. No caso das crianças surdas, elas passam por um processo de aquisição da Libras e um processo de aprendizagem da língua portuguesa como segunda língua.
Dessa forma, o termo aprendizagem de língua está relacionado ao processo de internalização de uma segunda língua ou língua estrangeira (L2).
Quando falamos de ensino de Libras para ouvintes adultos, seria mais adequado dizer que os mesmos estão aprendendo uma segunda Língua – a Libras.

Há diferenças no processo de ensino de uma primeira língua e uma segunda língua?
Sim, há diferenças.
Na Libras como primeira língua a aquisição é natural. Isso, no caso de crianças surdas filhas de pais surdos. Já no caso de criança surda, filhas de pais ouvintes que nunca viram língua de sinais, não conhecem pessoas surdas há preparação de espaços e momentos de exposição a língua até que os pais se tornem usuários da língua de sinais. As escolas bilíngües oportunizam o contato com surdos adultos e professores bilíngües. Dessa forma em ambiente natural (escola) a criança surda adquire a Libras.
Para o ensino da Libras como segunda língua se faz necessária uma sistematização do conteúdo lingüístico a ser apresentado, de aplicação de métodos e técnicas de ensino de segunda língua, tais técnicas partem de habilidades interativas e cognitivas já adquiridas pelos alunos.

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